domingo, 3 de abril de 2011

Entendendo melhor sobre navegadores

Hoje gostaria de falar de algo bastante básico, mas que muitos não atentam pra eles. Os navegadores ou como são chamados em inglês "browsers". Os navegadores como o próprio nome já diz servem para navegar na internet, para você ter acesso a sites, blogs, redes de relacionamento e tudo o mais que está ligado a "World Wide Web" ou Rede Mundial de Computadores que é o significado da sigla que você sempre digita antes de um site, o famoso WWW. 
Sei que para você estar lendo este blog é porque você já sabe usar um navegador mas qual deles você usa? Hoje o mercado apresenta inúmeros navegadores, uns melhores e uns piores. Sem duvida isso é questão de gosto, mas gostaria de coloca minha opinião quanto as minhas experiências com os 3 principais navegadores do mercado: o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Vamos lá!

Internet Explorer 

O Internet Explorer é o navegador mais famoso do mercado apesar de não ser o mais utilizado, foi ele que destronou o "pai" dos navegadores o extinto e recém relançado Netscape. Mas isso não foi difícil em vista de que o IE (sigla para Internet Explorer) acompanha gratuitamente o pacote do Windows que está presente em 85% dos computadores de hoje. Com isso muitos usam o IE porque não conhecem os outros (e melhores) navegadores disponíveis. O que posso dizer desse navegador é que ele se tornou defasado depois do lançamento de seus concorrentes principalmente quanto a velocidade e facilidade na utilização. Por outro lado já ocorreu de eu não conseguir acessar alguns tipos de sites (ocorreu apenas umas vez) com o Chrome ou Firefox então tive que recorrer ao IE e funcionou. Por isso indico a todos que mesmo se forem utilizar outro navegador mantenham o IE para uma possível emergência.


Google Chrome

O Google Chrome (pronuncia-se "Crom") foi lançado em 2009 e entrou no mercado para brigar de frente com Explorer e Firefox e conseguiu. Hoje é segundo navegador mais utilizado no mundo e particularmente é o meu favorito. Possui uma aparência simples e intuitiva o que facilita o uso. É um navegador veloz e muito eficiente, pois dificilmente trava. Indico a todos que baixem esse.


Mozilla Firefox 

Já fui um usuário fiel do Firefox por algum tempo, mas depois que conheci o Chrome não teve mais nada para ele. Sei que o firefox possui mais opções de configuração é rápido e algumas outras coisas melhores que o Chrome e IE, mas como na época meu PC não era do mais velozes ele "pesava", deixando a maquina lenta e dificultando o uso do navegador juntamente com outros programas. Outro problema que detectei na última versão do firefox foi que ele travou todas as vezes que tentei utiliza-lo, isso porque hoje uso um PC bastante veloz, então desisti.


Creio que você, leitor do meu blog, usa o IE mas eu o aconselharia a baixar o Chrome e testa-lo. Sei que mudanças assim não são fáceis mas garanto que em pouco tempo você se acostumará com sua rapidez e fácilidade de manuseio. 

2 comentários:

  1. E o safari toledo? Estavel e rapido e possivelmente o mais usado na internet movel, ja q vem no iPhone.

    Gostei do blog!

    Vou linkar la no meu!

    ResponderExcluir
  2. Fale Paulo, qnd fiz o post pensei em falar tb do Safari e do Opera que são 2 bons navegadores, mas preferi falar só dos 3 mais conhecidos pra tentar simplificar as coisas ao máximo. Quero fazer nesse blog posts bem rápidos e fáceis de entender. Mas lá na frente devo falar de Apple aí o Safari entra com certeza. Valeu per comentar. Vou dar uma passada no teu blog tb. Abração!!

    ResponderExcluir